top of page

A Profª. Nidia Caivano proferiu palestra dia 30/09/2025 na Adesg/SP com tema "Estrutura Educacional Regional"
Por JRPassos, atualizada em 07 de outubro de 2025
Foto: Jorge Luiz da S. Rocha
A experiente professora Nídia Caivano, que alcançou o feito de se alfabetizar sozinha e ainda ensinou seus irmãos, hoje é avó, mãe de dois médicos e ainda continua influenciando as novas gerações, mesmo depois de ter navegado por todos os cargos da educação em trinta anos de atividade, é referência e exemplo de educadora nata.
Com olhar atento às nuances que regem o dia a dia dos profissionais da educação, sua encantadora palestra demonstrou algumas insatisfações com o atual modelo educacional brasileiro, que foi se deteriorando ao longo do tempo, deixando saudades de um passado remoto em que professores optavam pela carreira educacional como vocação e não apenas para complementar sua renda, deixando de lado os aspectos de uma classe que sofre agruras políticas e ideológicas nefastas desde sua origem até a universidade, tendo corrompido a educação desde sua base estrutural.
Pairam no ar perguntas que não querem calar! O que será de nossos jovens num futuro bem próximo? Como trazer de volta professores para o campo educacional com real vontade de ensinar? Como valorizarmos nossos mestres e reconstruir pilares educacionais baseados em competência e preparo constante frente as demandas sociais e de mercado?
É fundamental discutirmos política e não politicagem na esfera educacional junto com a sociedade de forma plural, onde pais e mestres conservem e promovam valores éticos, morais e familiares com papeis definidos a cada uma das partes.
O sonho daqueles que um dia dedicaram toda uma vida ao ofício de educar nunca morre; porém há uma necessidade premente de ação, tal qual nos trouxe a professora Nídia, cuja fala transmite o legado e reconhecimento que há de se perpetuar em nossos corações.
Sua fala reverbera o sentimento daqueles que amaram mais seu ofício que a própria vida, com incontestável entrega, trazendo luz e reacendendo a chama do amplo debate que tanto necessitamos com finalidade de corrigir a rota de navegação educacional brasileira antes que seja tarde.
Nossos sinceros agradecimentos aos mestres que nos trouxeram grande alento na arte de ensinar; pois a educação também clama por justiça.
Os estagiários do 68º CEPE - Curso de Estudos de Política e Estratégia da ADESG/SP - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, formularam diversas questões, todas respondidas com muita clareza e objetividade pela Profª Nídia, que agradeceu a participação na formação de mais uma seleta turma de pensadores brasileiros. A ADESG/SP é dirigida pelo Delegado Dr. Ney Antônio Moreira Duarte. A coordenação do CEPE está a cargo do adesguiano Donato Pereira Neto e equipe.
Saiba mais sobre a ADESG Nacional no site: https://adesg.org.br/ e ADESG São Paulo no site: https://adesgsp.org.br/
bottom of page