top of page

Nada será como antes após a partida de Lô Borges

Da Redação, em 03.11.2025
Foto: Retirada do Facebook do cantor


A MPB se despede de um de seus maiores ícones, o cantor e compositor mineiro Lô Borges, 73 anos de idade, após 15 dias de internação em Belo Horizonte, desde o dia 17 de outubro.

Lô Borges partiu nesta segunda-feira 03/11, vítima de intoxicação medicamentosa, deixando uma lacuna na MPB e em nossos corações.

 

O álbum homônimo Clube da Esquina (1972) é o trabalho mais emblemático do coletivo Lô Borges e Milton Nascimento. Além de receber grande aclamação crítica no Brasil, ele também é reconhecido internacionalmente. Em 2023, ele foi eleito o 4º melhor álbum de rock latino-americano pela Rolling Stone EUA, reconheceu a Revista Rolling Stone Brasil no Facebook do cantor.

"Sei que nada será como antes"; descanse em paz Lô Borges...

OSASCO

PENSAR NÃO PAGA IMPOSTO EM OZ

NO DIA 08 DE NOVEMBRO DE 2025

ASSISTA GABRIEL O PENSADOR “GRATUITAMENTE” NO SESI OSASCO

​​​

Da Redação em 01.11.2025

Foto: Divulgação site Sesi

Gabriel O Pensador dá início a era hip hop no Brasil em 1993 e consagra-se como um dos pioneiros rappers a difundir o gênero na língua portuguesa nos países lusófonos, construindo uma trajetória marcada por letras que misturam crítica social, humor e poesia.

Mazelas políticas e sociais, alienação e comportamento, liberdade de expressão e de pensamento, crônicas do cotidiano e reflexões variadas compõem o vasto universo poético do Pensador, que também é escritor e alterna com naturalidade e coragem abordagens ácidas, irônicas e contundentes, como em  Até Quando, Nunca Serão, Chega e Vamo Aí, com outras mais descontraídas como 2345meia78, Festa da Música, Rap do Feio e Solitário Surfista, enquanto Pra Onde Vai?, Mandei Avisar e Astronauta desafiam a lei da gravidade trazendo temas pesados com musicalidade leve e suave.

Em mais de três décadas de carreira, o artista se mantém como uma das vozes mais autênticas e inquietas da música brasileira. Seu novo trabalho, “Antídoto para Todo Tipo de Veneno”, reafirma sua versatilidade ao dialogar com as sonoridades do trap e com novos nomes do rap nacional, sem abrir mão da força lírica e da consciência que sempre guiaram sua arte.

Os beats de "Antídoto Pra Todo Tipo de Veneno" trazem influências do trap, com seu peso característico, divisões diferentes nas batidas, sem deixar de lado seu vocal no estilo boom bap, variando os tipos de flow, com a versatilidade de sempre. 

Sempre inovando em suas produções, Gabriel impressiona pela atemporalidade da maioria de suas músicas. Mais de uma vez deu voz e traduziu anseios e sentimentos de gerações inteiras, sempre buscando um caminho de positividade, atitude e evolução através do ritmo e da poesia. Em uma das letras de Antídoto para todo tipo de veneno, O Pensador comenta sobre seu pioneirismo no rap brasileiro.

Ao descrever a determinação com que transformou seu sonho em realidade, prefere qualificá-la como profecia e usar a palavra para dar título à música em que relembra os 30 anos de sua trajetória. Um trecho demonstra que, nos tempos do trap, o mesmo Gabriel que não é sempre o mesmo continua nos representando e nos lembrando como a música liberta, principalmente se estiver livre de impostos.

​​

A apresentação de Gabriel O Pensador, faz parte do Circuito Todos os Sons, do Sesi, e os ingressos gratuitos podem ser reservados pelo site Meu Sesi:

https://www.sesisp.org.br/evento/51535aeb-bd72-4adb-b4b5-15a0feee7350/gabriel-o-pensador

WhatsApp Image 2025-10-16 at 21.50.42.jpeg

ARTE

 

Exposição GRATUITA "Onde é o meu aqui? até o dia 25 de outubro

Por JRPassos, atualizada em 06 de outubro de 2025

 

Onde é o meu aqui?, é uma exposição coletiva com curadoria de Oscar D´Ambrosio, que acontece a convite do Estúdio Yucca.

O coquetel de abertura ocorreu dia 04 de outubro das 15h às 18h, que continuou com sarau e diversas manifestações artísticas.

O prêmio destaque foi para André Siqueira J. Caxeado e premiações aos seguintes artistas: Adriana Gragnani, Ana Aly, Anna Ayres, Bia Black C. Mota, Claudia Darkness, Dalila Nascimento, Elisa Murgel, Gisele Faganello, Isabelle Ribot, Laura Martinez, Leila Knijnik, Luisa Libardi, Marta Rosa, Milena Brichesi, Priscilla Ramos, Silvia Generali, Solange Rabelo, Tania Martins, Tati Garcia e Teté Wall.

Após o evento de abertura, a visitação poderá ser realizada com hora marcada, até o término da exposição que vai até dia 25 de outubro, de terça-feira a sábado, das 14h às 18h.

Local: Rua Barão de Jaceguai, 875 – Campo Belo – São Paulo – SP.

Whatsapp: (11) 98860-4133

@yuccaestudiocasa

ARTE

O DESPERTAR DE UMA MENINA PELA ARTE 

 

​Por JRPassos, atualizada em 10 de outubro de 2025​​

Foto: Arquivo pessoal

A artista plástica Renata Vasconcellos Simões, iniciou sua trajetória artística ainda menina, gostava de desenhar e pintar flores; na adolescência fazia cópias de pintores impressionistas, que a levou por volta de 1995 a desenvolver seus próprios traços ao representar a natureza com efeitos vibrantes, sobrepondo camadas de pinceladas abertas. 

 

Essa característica foi aperfeiçoada através de muita insistência e determinação para alcançar um efeito muito próximo daquele que temos ao avistar a natureza de longe, tornando-se o traço característico de beleza singular em suas obras.

 

Nem tudo em sua vida foram flores, entre as pinceladas e o lado da pessoa de carreira profissional delineada na área do direito, Renata é uma mulher culta, observadora e de olhar sensível, tornou-se advogada e procuradora do Estado de São Paulo, sem nunca abandonar a pintura.

 

Os cenários criados na tela nos remetem a uma total integração e pertencimento da vida com os valores e riquezas naturais brasileiras. Renata fez parte da Academia Brasileira de Ciências, Artes, Literatura e História, participando de exposições na Argentina, Chile, Brasil, por meio da curadoria, crítica e coordenação geral da ABACH. Atualmente faz parte do grupo de expositores da ITALIAMIGA cujo diretor é Edoardo Pacelli. No Brasil expos em diversas galerias de arte da Capital Paulista, recebendo demasiados elogios pelo refinamento e autenticidade de suas obras.

 

Dentre as exposições em São Paulo e na Bahia, destacamos: "Paisagens Brasileiras" (2000) e "Paisagens do Brasil: Um novo olhar" (2001), Museu Náutico da Bahia, Salvador, BA; "Pinturas do Brasil", Espaço Cultural da Faculdade de Saúde Pública de São Paulo (2002), Espaço Cultural V Centenário, São Paulo (2005), na Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, na Casa da Fazenda do Morumbi e internacionalmente nas bienais de Florença e de Roma.

 

Sua contribuição para a cultura nacional eleva-se no gesto de doar duas obras para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo denominadas "Vegetação em Anavilhanas" e "Vitórias-régias na Amazônia". O seu reconhecimento se traduz pela premiação recebida em 2024, através da medalha de prata na Exposição da Escola Superior de Guerra, ligada ao Ministério da Defesa do Brasil por sua capacidade em transmitir o simbolismo visual identificador das riquezas do país. Renata acaba de retornar ao Brasil, vinda da Europa, após participar de um vernissage com diversas manifestações artísticas e presença de autoridades da embaixada brasileira. Fazemos votos que sua obra seja um portal aberto para outros convites, que muito nos dignifica.

CULTURA
Por JRPassos, atualizada em 28.09.2025

Foto: Arquivo pessoal

Destaque para o momento cultural em que o artista brasileiro Tony Di Terlizzi (1º a esquerda da foto) recebe a premiação do "Spoleto Art Festival" na Itália, após agradecer aos organizadores e ao maestro e produtor D. Carlos Bernardo que o acompanha nessa nova trajetória internacional, onde ambos  representam o Brasil nesse prestigioso evento, promovido pela associação cultural homônima.

TONY NO FESTIVAL DE SPOLETO NA ITALIA.jpeg
c1d9a54d-abdf-49f5-865c-51c56e30c502.jpg

CULTURA

​​​

Por JRPASSOS, atualizada em 25/09/2025 

Foto: Arquivo pessoal

BRASILEIRO PARTICIPARÁ CANTANDO EM FESTIVAL NA ITALIA 

Tony Di Terlizzi estará representando o Brasil no "Spoleto Art Festival", acompanhado do maestro e produtor D.Carlos Bernardo. 

Nos dias 27 e 28 de setembro de 2025, acontece o “Spoleto Art Festival”. O Festival de Arte Menotti de Spoleto é um dos principais eventos mundiais de arte e cultura contemporâneas, e suas atividades lhe garantiram um lugar de destaque no cenário internacional de festivais.

 

Teremos o brasileiro Tony Di Terlizzi que interpretará o Hino Nacional Italiano no Festival, ele foi um dos escolhidos em reconhecimento pela difusão de anos dedicados à música e a cultura italiana. Tony Di Terlizzi também é ator e autor de  dois livros "O Girassol Anão" e "Quem Roubou o Meu Lugar", este último lançado na Bienal do Livro. 

 

O Festival de Arte Menotti de Spoleto é um dos principais eventos mundiais de arte e cultura contemporâneas, e suas atividades lhe garantiram um lugar de destaque no cenário internacional de festivais.

 

O evento conta com números impressionantes de público (edição de 2019), com 120 espaços expositivos abertos na cidade de Spoleto, mais de 3.800 artistas presentes na cidade da Úmbria e uma estimativa de dezenas de milhares de visitantes.

 

O evento, representado pela associação cultural homônima, também realiza atividades durante todo o ano com serviços editoriais educacionais e promocionais e desenvolveu uma rede de distribuição extraordinária e eficaz para seus produtos e serviços (o circuito "idade").

 

Desejamos um fraternal abraço aos idealizadores do festival e aos amigos Tony Di Terlizzi e ao maestro D.Carlos Bernardo, dois brasileiros dignos de reconhecimento através da arte musical.

 

Serviço:

Istituto Europeo per la Formazione
Presidente:
Prof. Luca Filipponi

Ass. culturale IL DUCATO
Presidente:
Prof.Luca Filipponi

Direttore Artistico:
M° Prof. Alessandro Trotti

Presidente Commissione del Premio:
M° Prof. Sandro Bini

INFO: Telefax: +39 379 240 0941 Tel.347-5353004
oppure Segretario Generale del Premio Spoleto Art e Letteratura.

Dr Paola Biadetti
+39 351 642 4240
e-mail: spoletofestivalart1@gmail.com

Conheça mais sobre Tony Di Terlizzi copiando e colando o Link abaixo no seu navegador:

https://www.youtube.com/@TONYDITERLIZZI-ILPRINCIPE/featuredMais informações 

© 2019 Revista Ícone Brasil. Criado por RIB. Todos os direitos reservados. 

bottom of page